quarta-feira, 11 de abril de 2012

Trem Urbano de João Pessoa completa 30 anos de reativação

27/03/2012 - CBTU

A CBTU João Pessoa comemora 30 anos de reativação do sistema de trens urbanos da Região Metropolitana em 2012. Os trens de passageiros voltaram a funcionar na capital paraibana em janeiro de 1982 através de uma intervenção do governador do Estado da época, Tarcísio de Miranda Burity junto a Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA). O sistema foi chamado de Trem de Subúrbio e ligava, a princípio, apenas João Pessoa a Cabedelo, com estações em Mandacaru e Jacaré.

Numa segunda etapa de reativação, a RFFSA estendeu o trem até a cidade de Santa Rita, passando pelo município de Bayeux, em 1983. Em 1984, os trens urbanos passaram a ser operados e administrados pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). Hoje, com duas composições, dois trens urbanos realizam 28 viagens/dia, transportando em média cerca de 12 mil passageiros diários.

De lá pra cá, os usuários ganharam mais três estações, passando das nove para as atuais 12, com perspectiva de aumentar ainda mais com o projeto de modernização do sistema de João Pessoa. Há também a projeção de mudança dos trens com a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que poderá ocorrer nos próximos anos.

“Mudanças significativas ocorreram no sistema de João Pessoa nesses 30 anos. Hoje, o sistema conta com três locomotivas e mais uma que deverá ser recuperada. As estações foram dotadas de equipamentos de acessibilidade, a via foi modernizada com a troca dos dormentes de madeira por concreto e isso traz mais passageiros para os trens da capital. Esses avanços são frutos do trabalho de todos e a gente só tem que agradecer a postura profissional e dedicação dos que fazem a nossa superintendência”, diz Lucélio Cartaxo, superintendente.

Com uma tarifa social de R$ 0,50, os trens urbanos da Região Metropolitana de João Pessoa são os grandes indutores do projeto de mobilidade. Neles, os passageiros tem transporte de qualidade, rápido e seguro. Cortando os municípios de Cabedelo, João Pessoa, Bayeux e Santa Rita, os trens garantem transporte de qualidade a preço baixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário